Bem vindos ao blog do melhor tecladista do Brasil...

Layout: Belquest

domingo, 2 de novembro de 2008

Mais relaxado’, Jota Quest lança o álbum ‘La plata’


Sexto álbum da banda mineira tem influências de samba e eletrônica.Faixas têm trechos de músicas de Ary Barroso e Serge Gainsbourg

Uma pitada de brasilidade, um "ziriguidum". É assim que Marco Túlio, guitarrista do Jota Quest, define as diferenças do novo álbum da banda, “La plata”, que está sendo lançado agora, três anos depois de “Até onde vai”.

“É normal que esse disco traga algumas novidades dentro daquela sonoridade já bastante conhecida da banda. Conseguimos conciliar esses elementos e ao mesmo tempo dar uma unidade ao álbum”, diz. Entre músicas com nomes e refrãos em inglês, a exemplo de “So special”, o disco tem participação do vocalista Ashley Slater, um dos criadores da banda inglesa Freak Power, além de samples inusitados, como “Besame mucho”, na voz de Ray Conniff, e “Sea, sex and sun”, do francês Serge Gainsbourg, além de um trecho de “Na baixa do sapateiro”, de Ary Barroso, em “Nobody’s watching”.
“Antigamente existia uma ideologia de deixar o sample irreconhecível no meio da música, mas hoje em dia é legal dar destaque pra ele”, diz o baterista Paulinho Fonseca. “O Ray Conniff não fazia parte da idéia original, mas o PJ começou a cantar ‘Besame mucho’ do nada no meio da música. Catei o discão e coloquei um pedacinho. Como baterista, uso muito o sample para compor. Hoje, o sample é tratado muito melhor do que antigamente.” Já em “Nobody’s watching”, o trecho da canção de Barroso foi usado ao contrário. “Queria usar um samba antigo, e esse foi o jeito que consegui encaixá-lo”, explica o baterista. “

‘La plata’ é um metal meio mexicano, mas a base é de ’This is soul’, de um cara chamado Paul Nero. Essa música tem numa coletânea de breakbeats, que os DJs usam direto. Cada vez mais isso vai estar presente nos nossos trabalhos e nos nossos shows. Espero um dia ser sampleado.” Assim como nos álbuns anteriores do Jota Quest, o produtor Liminha trabalhou em parceria com o quinteto na escolha do repertório.

“A gente conseguiu gravar o álbum no nosso estúdio construído em BH. Ficamos lá quatro meses sozinhos fazendo música, e quando faltavam dois meses para concluir tudo, o Liminha chegou. Ele é genial, gosta de trabalhar com bandas, tem um histórico com os Titãs, os Paralamas”, diz Rogério Flausino. “Como já nos conhecemos bem, não tem ninguém melhor pra organizar nossa bagunça”, fala o cantor. “La plata”, que dá nome ao álbum e também ao primeiro single, já ganhou um vídeo, disponível na internet. “Nessa música a gente questiona de forma bem humorada os valores das coisas, até que ponto você abre mão delas em função de outras. O clipe é uma analogia divertida que combina muito com a situação econômica atual”, opina o tecladista Márcio Buzelin. E por falar em “situação atual”, o quinteto diz não se preocupar com a questão dos downloads na internet. “Agora a gente está bem interado das ferramentas, e em nenhum momento a gente sentiu que poderia atrapalhar. Se dependese da gente, estava tudo disponível para download, porque a gente quer a música na casa da galera mesmo”, finaliza Paulinho.

Nenhum comentário: